quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como viver uma vida nova?

Texto proposto Colossenses 3,1-17

São Paulo na sua carta ao colossenses vem nos orientar hoje acerca do caminho novo proposto em Jesus Cristo. Pois com a ressurreição de Jesus nos também ressuscitamos junto com Ele.
Paulo ao dizer afeiçoar as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita do Pai, Ele o apóstolo não esta desprezando as realidades terrena ao qual nos vivemos, até porque no livro do Gênesis 1ss o autor ao descrever a criação do mundo, Deus percebia que tudo que ele fazia era agradável aos seus olhos. E na nossa vida devemos perceber essas realidades que nos cercam e perceber se estão sendo agradáveis aos olhos de Deus assim como a sua criação.
O apóstolo que nos levar a afeiçoados as coisas do alto sem esquecemos que ainda vivemos aqui na terra como peregrinos e somos chamados a nos afeiçoar a tudo aquilo que o Filho de Deus nos ensinou.
Mais o que significa afeiçoar-o as coisas do alto?Significa modelar-se a vida nova em Cristo Jesus. Mais para isso é preciso libertasse das coisas terrenas como: A impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria, pois perante essas coisas vem a ira de Deus.
A devassidão significa a libertinagem ou depravação do nosso ser.
A impureza ou luxúria é a desordem na busca do prazer sexual.
A cobiça um desejo imoderado de possuir alguma coisa.
O apego aos bens materiais que é uma idolatria, sobretudo amando mais ao dinheiro que a Deus. É a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, é importante percebemos que o mal não esta no dinheiro e sim no amor que as pessoas o deposita se tornando assim um apego desordenando. E precisamos ainda deixar de lado a ira, que é a impossibilidade do perdão. O apóstolos vem nos orientar acerco dos vícios, onde nascem dos pecados capitais que ela experiência egoísta.
Pecados capitais:
A avereza – desejo de possuir alguma, a pessoa sempre busca alguma mais onde não tem o controle sobre seus desejos de posse e nem se contenta com aquilo que tem disposto sempre há ter mais.Combatemos esse pecado através do uso do desprendimento e a generosidade.
A gula – uma desordem naquilo que vai saciar o meu ser. Combater pela virtude da temperança que modela a atração pelo prazer.O jejum nos ensina há trabalhamos os nossos desejos.
A inveja – é o desejo da pessoa daquilo que pertence ao nosso próximo. A inveja destrói a imagem do outro.Combater a inveja através da prática da virtude chamada justiça –que é a vontade de dá a Deus e ao próximo o que lhe é devido.Ex: se alegrar com dom do outro.
A ira – é a impossibilidade de dá perdão.
A luxúria – é a desordem da busca do prazer sexual. Combater a luxúria pelo o uso da castidade.
O orgulho ou soberba – auto-suficiência. Exegero o valor atribuído a sim mesmo.Se tornando uma pessoa irônica com seus próprios amigos.Combater a soberba pela prática da humildade reconhecendo a grandeza de Deus e sua pequenez.
A preguiça – é o vice da vontade diante da responsabilidade.
Quando o apóstolo fala do tempo de outrora quando ainda estávamos mergulhados nesses vícios, ele está referindo ao pecado original, onde ocorreu à raiz de todo mal com a desobediência de Adão e Eva, assim como nos relata o livro de Gênesis 3,1-24, o homem antes do pecado original vivia em profunda harmonia com Deus, mas quando a natureza do homem desobedeceu a Deus o homem ficou desequilibrado e foi a partir daí que adentrou todos esses vícios.
Mais para ressuscitar com Cristo é preciso morrer com Cristo, temos que entender que a morte é conseqüência do pecado original onde nosso corpo sofreu a corrupção enquanto que a alma é imortal. Jesus transformou a morte ao passar por ela lhe dado um novo sentido para nos cristãos.E esse sentido novo esta justamente no fato de que pelo batismo, já estamos sacramental emente mortos com Cristo, para viver com Ele uma vida nova.E é nos que fazemos a opção pela vida eterna ou não.
A graça do batismo traz um efeito em nosso ser que são a remissão dos nossos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo. E pela graça do batismo também é restituída a dignidade como criatura participando da natureza divina.
Através do batismo renasce o novo homem revestido da graça de Deus.

Claudiomar Teixeira, Aspirante OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário