sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mês vocacional


No dia 15 de agosto, nós vocacionados OFM da Paraíba, tivemos a alegria de participar do 2° ENCONTRÃO VOCACIONAL organizado pelas Irmãs Lourdinas, em Monteiro, interior da Paraíba.
Junto com os quatro noviços e a presença de Frei Adriano e de nosso animador vocacional Frei Lucinaldo, nós podemos, neste encontro, refletir um pouco sobre a presença mariana em nossas vidas e assim poder ajudar no nosso processo de discernimento observando o exemplo da Doce Mãe de Deus: “Maria: Modelo dos chamados”.

No encontro, a programação diversificou-se ao longo do dia com palestras, testemunhos, encenações e apresentações das congregações, estas tinham à disposição um espaço onde poderia fazer suas promoções vocacionais.
Com mais de 30mil habitantes, Monteiro é uma cidade de vários encantos turísticos e religiosos destacando-se a belíssima matriz de Nossa Senhora das Dores e do convento e colégio das Irmãs Lourdinas onde aconteceu o Encontrão; Monteiro é também a terra de um dos nossos companheiros de encontro, Dayslan Breno que junto com sua família acolheu a todos nós em sua casa.


Conosco, dois novos vocacionados vieram conhecer nosso grupo e em Monteiro se confraternizaram com os frades e os demais aspirantes, são eles: Luan Souza, de Pocinhos -PB que participou do encontro do mês de junho, em Ipuarana- Lagoa Seca e Claudiomar Teixeira, de João Pessoa que teve sua primeira convivência fraterna vocacional na OFM. Damos as boas-vindas a ambos os vocacionados, que Deus possa dar a perseverança necessária em suas vidas para a continuidade desse minucioso processo de discernimento vocacional.
No dia 22/08 o grupo vocacional visitou a cidade de Esperança –PB, cidade do nosso amigo vocacionado, Carlinhos. Nesta cidade acontece anualmente o Fest Vocacional, promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho e o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Campina Grande, e, em sua terceira edição, o Fest contou com a presença do Bispo Diocesano de Campina Grande: Dom Jaime Vieira Rocha, de várias congregações e comunidades locais e dois noviços OFM: Frei Erivaldo e Frei Nilton, além de quatro de nossos vocacionados.

As congregações tiveram seu espaço de divulgação no Fest vocacional e com a OFM não foi diferente, com um amplo material mostramos um pouco do carisma franciscano e o convite a participar do grupo vocacional da OFM foi feito aos jovens. Esperamos que nosso trabalho, tanto em Monteiro, quanto em Esperança, possa ter deixado na vida e no coração daqueles que vivenciaram os encontros uma mensagem vocacional de Paz e Bem em Cristo.


Arthur Cavalcante, Aspirante OFM.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

 
"Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!" Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a 'dama pobre'. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a "Patrona da Televisão".


Santa Clara, rogai por nós!




segunda-feira, 2 de agosto de 2010


Festa de Santa Maria dos Anjos e Perdão de Assis

Hoje a graça do Senhor nos visita do alto com as bênçãos da grande misericórdia que Deus pai amoroso concede aos seus amados filhos, é o Perdão de Assis e a festa de Santa Maria dos Anjos que guarda a igrejinha mais amada no coração de São Francisco, a Porciúncula. 

Vamos todos a Assis olhemos e contemplemos com imenso amor e olhar terno Santa Maria a Rainha dos Anjos mãe da Ordem seráfica, rainha dos frades Menores e de toda família franciscana... vamos em marcha franciscana, vamos com os corações abertos cheios do desejo de receber a graça do perdão que é para todos, pois este era o desejo de nosso seráfico pai São Francisco de Assis, vamos a casa da Mãe e por ela iluminados, animados e acompanhados para responder generosamente nosso SIM todos os dias, olhando Francisco e Clara caminhando á luz do santo evangelho nosso carisma.

Vamos todos franciscanos e franciscanas, simpatizantes do ideal francisclareano, amantes do Evangelho fiéis seguidores do Senhor, o mesmo de Francisco e de clara, o altíssimo e sumo Bem, nossa paz, nossa vida em plenitude, vamos com os olhares e os corações alegres, a casa de Deus porque queremos ser acolhidos pela Mãe, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, protetora fiel da família franciscana!
Feliz 02 de Agosto, dia do Perdão de Assis e de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula!!!
O Senhor vos dê a Paz!
Salve Senhora Rainha, Mãe e protetora fiel da Ordem Seráfica! Amém!


FONTE: BLOG BRASIL FRANCISCANO

domingo, 1 de agosto de 2010

 Encontro do mês de Junho



“Cristo semeou na Terra três espécies de sementes: sua vida santa e louvável, o anúncio do reino de Deus e a obra de seus milagres” (Santo Antônio)
Dia 13 de junho celebramos o dia de Santo Antônio.  Foi um dia de muita festa, de muita alegria e satisfação para o povo de Lagoa Seca, que celebrou com muito entusiasmo, em Ipuarana, a festa do padroeiro do Convento e também o da Província e de outros convento da nossa Província.
As festividades coincidiram com o encontro dos Vocacionados Franciscanos da Paraíba. Os mesmos se engajaram em diversas atividades relacionadas com a festa: liturgia, animação, arrumação da igreja e algumas conversas com o povo devoto de Santo Antônio.
Muita gente neste dia não só de Lagoa Seca, mas também das cidades vizinhas, disseram “Tenho um grande carinho por Ipuarana e em especial a Deus primeiramente e a Santo Antônio.”
Houve procissão, missa campal, belos cânticos e o melhor de tudo: a alegria estampada no rosto do povo.
Santo Antônio foi um grande Franciscano e um grande pregador do evangelho, pregava aos pobres e ricos e peixes.
Antônio marcou muito nas vidas do povo de Pádua na Itália e de Lisboa em Portugal, na vida da igreja, na vida dos frades de sua época e ainda hoje continua sua marca no povo, nos frades , na igreja e nos franciscanos. Ele dizia : “celebramos a festa dos santos para aprender o modelo de suas vidas".
                         Suelton Oliveira, Aspirante

  
No encontro vocacional, que ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de junho, na Casa Porciúncula, em Lagoa Seca - PB, não poderia faltar os momentos de oração, de encontro pessoal com  Jesus na oração, para pedir um bom discernimento vocacional para nós vocacionados e pedir a luz do Espírito Santo sobre nossa vida.      
O  encontro teve às 20h com a oração,  na capela do Noviciado, coordenada por Frei Lucinaldo, depois ficamos livres para o convívio.
       No sábado, dia 12,  às 6h30min rezamos as laudes com os noviços e em seguida ajudarmos nos diversos afazeres. Depois Frei Fernandes e Frei Lucinaldo iniciaram as conversas particulares conosco. Às 17h rezamos as vésperas da Solene festa de Santo Antônio de Pádua e, em seguida participamos da celebração da eucaristia.         

No Domingo, dia 13  de junho, e dia de Santo Antonio de Pádua, às 07h participamos da procissão e logo em seguida da missa solene e festa de Santo Antônio. Às 09h30min rezamos as Laudes junto com os Noviços.
       Nestes dias de encontro e oração sentimos a presença do Senhor no nosso meio, intercedendo por nós, e a presença do Espírito Santo agindo em nossas vidas. 


                                 Luan Souza,  Aspirante