terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mês da Bíblia


A importância da palavra de Deus se revela aos homens por meio de sua palavra, que nisto vemos a predileção de Deus por um povo humilde, em que Deus começa a se manifestar através de Abraão.
Em Gn 17,1-A importância da palavra de Deus se revela aos homens por meio de sua palavra, que nisto vemos a predileção de Deus por um povo humilde, em que Deus começa4; 5-7 Vemos a aliança e circuncisão.
O que é a bíblia?
Na palavra grega substantivo plural que significa livros, ou coleção de livros considerados pela igreja como escritos sobre a inspiração do Espírito Santo que contém a palavra de Deus. E o catecismo nos diz “Deus é o autor da Sagrada Escrituras. As coisas divinamente reveladas, que se encerram por escritos e se manifestam na Sagrada Escritura, foram consignadas sob inspiração do Espírito Santo.”
A Bíblia é uma mensagem que Deus dirigiu e continua a dirigir aos homens.
Ela se divide em 73 livros sendo 46 no Antigo testamento e 27 no Novo testamento.
O antigo testamento nos fala da história do povo que Deus escolheu para fazer com eles uma aliança antes do nascimento de Jesus, em que o antigo testamento é para os cristãos conhecer melhor a palavra de Fé.
O novo testamento apresenta a encarnação do verbo que se faz carne na pessoa de Jesus o Filho de Deus. Ele é constituído por tudo aquilo que Jesus disse e fez e foi proclamado por seus apóstolos e discípulos.
Quando foi formada a Bíblia?
Temos que entender que a bíblia não foi escrita de um dia para o outro, tendo alguns que foram escritos à 200 anos depois .Ela levou 11 séculos para ser escrita, em que primeiro se viveu uma realidade para depois de muitos anos ser escrita.
A divisão da bíblia foi feita em capitulo pelo Inglês Estevão Lomgton, em que ele era Arcebispo e a divisão em versículos foi feita por Pagmini.
Onde foi escrita a Bíblia?
A maior parte da bíblia foi escrita na Palestina, onde o povo vivia onde Jesus andou e onde nasceu a igreja. Algumas partes do Antigo testamento forma escritos na Babilônia, onde o povo vivia no cativeiro, outras partes foram escritos no Egito para onde o povo emigrou depois do Cativeiro. O novo testamento foi escrito na Síria, Ásia menor, Grécia e Itália, onde havia muitas comunidades fundadas pelos Apostolo Paulo.
Os livros inspirados revelam a verdade que nos expressa maneiras diferentes nos texto que são de vários modos históricos ou proféticos ou poéticos, ou nos demais gêneros de expressão.
Em que língua foi escrita a Bíblia?
Foi escrita em diferentes línguas: hebraico, aramaico e grego. A tradução para o latim foi feita por São Jerônimo e se chama vulgata, no fim do século IV.
A Bíblia foi dividida em 46 livros no antigo testamento da seguinte forma:
  • O Pentateuco- são cincos os primeiros livros bíblia: Gênesis, Número, Êxodo, Levítico e Deuteronômio.
  • Os livros históricos- Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e Macabeus.
  • Livros Sapiências- Jó, Salmo, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico.
  • Livros Proféticos- os designados pelos nomes dos profetas Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
A biblia foi de dividida em 27 livros no novo testamento da seguinte forma:
  • Livros históricos- Os quatros evangelhos e Atos dos Apóstolos.
  • As 21 cartas dos Apóstolos São Paulo onde Ele escreveu 14 Cartas (I e II Coríntios, Romanos, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, Tito, Filemon e Hebreus). 1 Carta de São Tiago, 2 cartas de São Pedro e 3 Cartas de São João e 1 de São Judas.
  • Livros Proféticos- Apocalipse de São João.
E a palavra de Deus chega à sua maturidade, nos evangelhos, eles são considerados o coração da sagrada escritura.
Dom Braz dizia que Deus não se manifesta para aqueles que raciocinam, mas para aqueles que amam a palavra de Deus.
“A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras da forma como o próprio Corpo do Senhor: ambos alimentam e dirige a toda a vida Cristã. Tua palavra é a lâmpada para meus pés, e luz para meu caminho. (SL119, 105)
As fontes de estudos se deram a partir do Catecismo da Igreja Católica.

Claudiomar Texeira, Aspirante OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário